Efeito Mandela, conhecem?

  • janeiro 16, 2017
  • By Patrícia Dedeiras
  • 5 Comments




Vigor

Kit-kat ou Kitkat? Luke, I'm your father ou No, I'm your father? Mona Lisa sem expressão ou com um pequeno sorriso? Senhor do Monopólio, com ou sem monóculo?

Nunca fui muito do tipo de pessoa de procurar teorias da conspiração, sou mais daquelas que senta e ouve os outros a falar e a apresentar provas; no entanto, esta teoria em especial fez-me dar voltas à cabeça. Mandela Effect, ou teoria do efeito Mandela, é uma das coisas mais estranhas que eu já vi e, por muito irrealista que possa parecer, acredito nela.

Já alguma vez vos aconteceu lembrarem-se de algo e depois descobrir que isso nunca foi assim ou que nunca existiu? Como o facto de que Kit-kat nunca foi realmente Kit-kat mas sim Kitkat? Quer dizer, eu tenho quase a certeza que a marca levava um hífen! Ou que o Senhor do Monopólio tinha um monóculo mas a verdade é que nunca teve? Pois é, mas isto tem tudo uma explicação, ou melhor, uma teoria.
Vigor

O efeito Mandela não está ligado apenas a um indivíduo, mas sim a um conjunto de pessoas; ou seja, dá-se quando várias pessoas diferentes têm uma espécie de memória falsa comum sobre um evento ou objeto. Não é como se eu tivesse deixado o telemóvel em cima da mesa e não está lá, mas sim como eu me lembrar que o Nelson Mandela morreu na prisão e afinal está vivo, pois este segundo ponto é visto por mim e por mais gente.

Nem toda a gente acredita nesta teoria, até porque muitos não se lembram das mudanças relatadas, mas eu faço parte do grupo que fritou a cabeça com estas informações.

Talvez não me esteja a fazer esclarecer, mas uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Então vamos lá! Vou apresentar-vos alguns dos fenómenos mais conhecidos.

Uma das frases mais famosas no mundo do cinema é a frase "Luke, I'm your father." de Star Wars, havendo até imensos memes e vídeos, incluindo uma publicidade qualquer na televisão portuguesa a brincar com a fala; no entanto, se forem ver o filme de novo a personagem diz "No, I'm your father."



Estranho, certo? Eu nunca fui grande fã d'A Guerra da Estrelas e por isso nunca vi o filme, mas até eu sei que "Luke, I'm your father." era a verdadeira fala.

Efeito


Os pontos do Senhor do Monopólio e do Kit-kat (desculpem, mas vou continuar a escrever assim) são bastante semelhantes: o senhor tinha monóculo e o chocolate tinha hífen. Lembrem-se ou não desta pequena mudança, a verdade é que procurem o que procurarem não vão encontrar evidências que provem estes pontos, a não ser pessoas a comentar sobre o assunto como o estou a fazer. Os históricos destas empresas não revelam qualquer mudança a este nível, referindo que o boneco nunca teve monóculo e o chocolate nunca teve hífen, apesar de muita gente ter a certeza que se lembram disso. 
Efeito
Eu tenho uma amiga chamada Catarina, e a certa altura demos nomes de chocolates a todas nós e ela passou a ser a Kit-Kat, pelo nome, e eu lembro-me claramente de escrevermos Kit (hífen) Kat quando falávamos com ela! E o mais estranho é que, e não reparei até dar de caras com o efeito Mandela, começámos a chamá-la de Kitkat de um momento para o outro. Coincidência?

Efeito

Outra pequena mudança, não tão notável, está na conhecida pintura Mona Lisa. É impressão minha ou ela tem um leve sorriso nos lábios? Aquilo não estava ali antes!

Quero também deixar aqui o exemplo de uma passagem do filme Forest Gump. Se já viram o filme sabem que ele conta a sua história de vida a quem quer que seja que se sente a seu lado, e num desses momentos ele diz Mom always said: Life is like a box of chocolates- oh, esperem, na verdade o tempo do verbo está errado, na "nova" versão do filme Forest diz Mom always said: Life was like a box of chocolates. Alguma coisa está errada, não?



Estes foram alguns dos exemplos mais conhecidos, deixo-vos mais numa pequena lista em baixo.


Efeito

A cauda do Pikachu era preta ou sempre foi amarela?

Efeito

Afinal qual é o nome original da série?

Efeito

Curious Geroge, com ou sem cauda?

Efeito
No filme "A Branca De Neve e os Sete Anões" a rainha diz "Magic mirror on the wall" em vez de "Mirror mirror on the wall".


A minha primeira reação quando descobri estas coisas foi insana. O que é isto? O que é que se está a passar? Qual é a explicação para uma coisa destas acontecer? A verdade é que não há uma resposta exata, apenas teorias. Ambas as explicações são bastante "irrealistas" para quem não acredita neste tipo de coisas, mas a verdade é que este assunto em especial fez-me pensar bastante sobre qual seria a resposta certa para isto.

Uma das teorias é a possibilidade de viagem no tempo, referindo que as marcas e/ou filmes foram feitos de uma maneira (que seria a original, a qual as pessoas se lembram inicialmente), mas que alguém voltou atrás no tempo e fez algo que modificou a maneira de ser das coisas - visto que qualquer ato mínimo que façamos pode alterar a linha do destino de qualquer outra pessoa.

A outra teoria é a da existência de realidades paralelas, de modo a que estas realidades se cruzam a certo ponto e aí conseguimos ver estas pequenas diferenças. Há ainda quem diga que estamos constantemente a alternar entre as realidades em que vivemos.

Eu não sei muito bem no que acreditar, só sei que as provas do antes vs agora dão comigo em maluca. Mas então e vocês, no que acreditam?

You Might Also Like

5 comentários

  1. Aii meu deus, isto também já me aconteceu algumas vezes, mas é cá uma confusão :P
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Que confusão xDD
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Wow! Que legal! Mais que legal, interessantíssimo!!!! Eu nunca tinha escutado falar sobre o termo 'efeito mandela'.
    Sua primeira ideia, de que alguém 'viajou no tempo' e alterou a primeira verdade, para uma segunda verdade, faz sentido, já que é possível editar algo que a maioria das pessoas sempre lembrava de outra forma (?) ~~ AHAHAHA TÁ FICANDO CONFUSOOO
    Mas existe a possíbilidade de simplesmente terem mudado os pequenos 'pontos' e não avisarem o mundo. Tipo a banda Panic at the disco que virou Panic! at the disco :D
    Amei o post, sério <3
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !!!!! Pensei que tivesse sido sempre Panic! At the disco?????

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário com a tua opinião sobre o post, de modo a que eu possa melhorar o Primavera Estacional.

Deixa também o link do teu blog para eu passar por lá!