Blogsmas #7 | Tradições de Natal


Ontem tive alguns contratempos e acabei por não poder publicar o blogmas que estava a planear, mas hoje as publicações estão de volta, e ao contrário do último post que fiz aqui no blog, vou regressar ao tema do Natal e falar de coisas que muitos de nós - se não todos - fazemos/seguimos nesta altura do ano; tradições de Natal!

Blogsmas

Já todos sabemos que o Natal é altura de alegria, festa mas muito stress, com todas as coisas que há para organizar, prendas para comprar, comida para cozinhar, muita gente acaba por quase nem aproveitar esta época natalícia; no entanto, os resultados finais da noite da consoada acabar por melhorar tudo (às vezes!) e aliviar o stress causado por tudo o que tinha que se fazer. A noite da consoada, também conhecida como véspera de Natal, é o momento pelo qual a maioria das pessoas anseia passar, visto ser um tempo bem passado com a família e amigos. É durante esta noite, celebrada de 24 de Dezembro para 25, que se pode dizer oficialmente que é Natal e, após a meia noite, todos os presentes são entregues aos seus devidos donos. É o momento que as crianças mais esperam.

Blogsmas

No entanto, antes da ceia, da entrega de prendas e de todos os trabalhos a fazer, a primeira tradição a cumprir é sempre a construção da árvore de Natal e, muitas vezes, do presépio, representando estes o nascimento do menino Jesus - visto que o Natal é uma tradição da religião Cristã/Católica - , sendo que a árvore tem, tradicionalmente, uma estrela no topo, equivalente à que os três Rei Magos seguiram até encontrarem o celeiro que é hoje representado no presépio.

Além da árvore e do presépio a enfeitar as casas, há também quem goste de colocar meias de Natal penduradas nas suas chaminés, onde supostamente o Pai Natal colocaria os seus presentes, e azevinho a decorar o salão ou por cima da porta das suas casas, pois além de simbolizar amor e esperança, é também conhecido por ser um sinal de proteção. Azevinhos são também conhecidos por quaisquer duas pessoas que se encontrem debaixo de um pequeno ramo ao mesmo tempo, terão que dar um beijo - mas isso é mais para os românticos... é para ti?

Blogsmas

Em Portugal há quem acredite que Natal não é Natal sem um bolo rei para comer, e que este é um elemento importantíssimo na mesa da consoada. É um bolo tradicional português que é constituído por uma data de frutos e já deu a volta ao mundo. Eu cá não gosto muito... nada mesmo, mas cá em casa há um todos os anos; bolo e bacalhau!

E por esses lados, que tradições seguem no Natal? 


You Might Also Like

1 comentários

  1. Jantar com a família é sem dúvida a tradição mais importante que temos!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário com a tua opinião sobre o post, de modo a que eu possa melhorar o Primavera Estacional.

Deixa também o link do teu blog para eu passar por lá!