ACMA: As (tuas) Palavras Movem O Mundo, e Movem-te A Ti



As palavras são feitas de promessas e há quem diga que as promessas são feitas de palavras. Palavras vazias e sem significado, que não dizem nada, mas que seguram o mundo nas suas letras. Não significam nada porque as palavras destroem. Destroem-nos a nós, ao nosso coração e ao dos outros, pelas tais promessas perdidas das quais as pessoas tanto gostam de falar. Mas as palavras não são só más; as palavras também são boas, muito boas, porque as palavras também criam. São a chave da criação de tudo, de ti, do mundo. São elas que nos trazem as boas novas, que nos alimentam, que nos fazem sentir. Que nos fazem rir. São elas que nos deixam exprimir e que nos inspiram. E inspiram a fazer tanta coisa! Porque ao inspirarem-te a ti, inspiram o mundo.

Quando eu pensei em fazer este post e comecei a escrevê-lo, queria que ele fosse, de certa forma, poético, porque essa é uma das maneiras de transmitirmos os nossos sentimentos e passarmos aquilo que realmente pensamos, mas eu não sou boa em poesia. Não tanto. Todos podemos ser um bocadinho, porque a poesia é paixão e é a paixão que nos liberta. Quando recebi o e-mail habitual sobre o ACMA e vi que o tema do mês giraria em torno de Maneiras De Mudar o Mundo, uma data de ideias surgiram-me na cabeça: nós e as nossas palavras. Poesia. Textos. Sinceridade. O que seria do mundo se deixássemos de falar? De comunicar e partilhar com os outros como realmente nos sentimos, como realmente pensamos?

A verdade é que não ligamos muito a isso, mas as palavras fazem magia. As palavras movem o mundo, e movem-nos a nós e, felizmente ou, em alguns casos,  infelizmente, isso tem-se vindo a mostrar ser cada vez mais verdade, por aquilo que podemos observar no nosso dia-a-dia, através do passa-a-palavra que se tem vindo a criar com a evolução das tecnologias. As palavras criam ideias e mentalidades e são elas que nos ensinam o que está bem, o que está mal e o que é humano ou não. São elas que nos fazem agarrar à vida e perceber quem somos.

Acredito que seja difícil perceber o que estou a dizer, até porque nem toda a gente gosta de palavras, de ler, de escrever, e provavelmente acham completamente tonto eu estar para aqui a falar disto, como se simples palavras pudessem mudar o mundo; mas a verdade é que estou e a verdade é que podem. Como disse, as palavras são ideias, criam ideias, e são essas ideias que mudam o mundo, quer para melhor ou pior. Ou acham que o Trump ganhou as eleições porquê? Ou que a comunidade LGBT tem tanto apoio porquê? Há umas consequências boas e outras más: é claro que quase ninguém está contente com a presidência dos Estados Unidos, mas não é maravilhoso que haja tanta gente a deixar de fingir ser quem não é ou amar alguém que não ama?

Um bom exemplo do que estou aqui a defender é o mais recente escândalo de Hollywood, em que, depois de algumas mulheres acusarem Harvey Weinstein de assédio, todas as outras vitimas ganharam força para o fazerem; porque também é isso que as palavras são. Confiança. Confiança em nós mesmos e nos outros.

As palavras são vida. São uma corrente que liga as ideias à ação e que metem o mundo a mover. São elas que o mudam e eu acredito que, muitas vezes, nós temos a oportunidade de o fazer. Porque as palavras também nos ajudam a ser melhor.

Então fala. Muda o mundo. Grita para te ouvirem, se for preciso. Diz aquilo que tens que dizer, revela aquilo que tens que revelar, manifesta o que quer que seja que tens que manifestar. Mas fá-lo por palavras, porque as (tuas) palavras movem o mundo, e movem-te a ti.

                                                           Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir página do ACMA no facebook e a Revista.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adorei teu texto! Maravilhoso! As palavras tem um grande poder 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É verdade, sim, às vezes nem sabemos o impacto que elas têm!

      Eliminar
  2. Olá linda! Conheci o teu blog através do teu comentário no meu e por isso começo por agradecer o comentário e a oportunidade de te conhecer e de conhecer o teu blog!
    BTW, respondi ao teu comentário no meu blog caso queiras ir ler a resposta, penso que vale a pena.

    Também porque vai de encontro a este mesmo post! Adorei ler, tens uma escrita fantástica. As palavras sem dúvida que mudam o mundo e a nós mesmos. Não só as palavras dos outros, mas as nossas próprias palavras! Se olhar-mos no espelho e disser-mos que não gostamos da pessoa que vemos muda completamente a nossa perspetiva na vida, o nosso bem-estar e tudo o que nos rodeia.

    Devemos falar mais positivamente, devemos falar tudo o que temos e que somos, devemos e podemos, sem dúvida, mudar o mundo, mover as pessoas e apoiá-las.
    Infelizmente no mundo de hoje não é bem assim... A maior parte das pessoas usa as palavras para o mal e por isso é que hoje o mundo está do avesso!

    Beijinhos linda! Adorei o teu post e vou continuar pelo teu blog a conhecer-te melhor! <3 Beijinhos!
    Where I Belong

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário com a tua opinião sobre o post, de modo a que eu possa melhorar o Primavera Estacional.

Deixa também o link do teu blog para eu passar por lá!